Problema e solução
Quais os principais problemas que nós resolvemos?
Somos uma plataforma Marketplace, onde, de maneira geral, sempre há, ao menos, dois lados que devem ser gerados valor. No nosso caso, a plataforma possui 4 principais frentes atuantes:
Cliente - pessoa física ou jurídica que utiliza a plataforma para gerenciar as obras, seja ele o contratante do prestador de serviço ou apenas acompanhamento da contratação pelo subsidiário;
Partner - prestador de serviço, sendo empreiteiros, construtoras e arquitetos; e
Sendo assim, nosso foco na geração de valor é para essas duas frentes.
Para o Cliente
Gestão descentralizada
Falta de controle financeiro e de progresso de obra
Sem escopo definido
Dificuldade na definição e orçamentação de escopo
Atrasos
A falta de organização dos prestadores gera os atrasos muito acima do esperado de um serviço
Para o Partner
Poucas vendas
A falta de metodologia de vendas e de investimento em marketing gera esse problema
Escopo indefinido
Má definição de escopo acarreta em negociações longas e limitadas
Calote
Apesar de não parecer, calotes de clientes inadimplentes que não pagam os prestadores é algo muito comum nesse meio
Como fazemos para SOLUCIONAR esse problemas?
Para solucionar esses problemas, foi importante colocarmos o pé no chão e entendermos que, os trabalhos de EXECUÇÃO de uma reforma, são, por natureza, serviços bem manuais e artesanais. Por isso, Foi necessário, da nossa parte, entendermos onde a Zinz deve atuar e, principalmente, onde NÃO deve atuar.
Logo, depois de muito aprendizado, a Zinz é protagonista na intermediação desse serviço seguindo o seguinte mantra:
Digitalize TUDO o que for "digitalizável"
Ou seja, se algo requer um trabalho manual, ou operacional, da nossa equipe, logo esse trabalho NÃO é digitalizável. Exemplos: administração de obra; gestão de prestador; compra de material e etc.
Todo o restante, a Zinz atua e o faz com muita maestria. Dessa forma, conseguimos solucionar todos os problemas listados acima, focando nas seguintes frentes:
Orçamentação base;*
Pagamentos e suas variáveis;
Licitação de preços;
Interface de chat;
Sistema de gestão de medições;
Armazenamento de documentos;
Cadastro de prestadores e área de perfil;
*única área que ainda requer um trabalho manual e que estamos estudando como automatizar. Porém é nosso principal diferencial frente ao mercado e agregados de valor para o atendimento ao cliente.
Dito isso, segue abaixo um infográfico de como é feita essa interação.